A província da Huíla, com mais de dois milhões de habitantes, possui uma taxa de inclusão digital em torno de 16%, de acordo com informações avançadas, ontem, nesta província, pelo presidente do Conselho de Administração do Banco de Poupança e Crédito (BPC), Cláudio Pinheiro
Falando à imprensa, por ocasião da abertura da 23.ª edição da maior feira de negócios do sul (Expo Huíla), Cláudio Pinheiro frisou que a região precisa aumentar o nível de literacia financeira. “Precisamos de incrementar ou trazer os frutos financeiros que acabam de circular numa economia informal’’, disse o PCA Cláudio Pinheiro.
Com o objectivo de fomentar a inclusão financeira na província da Huíla, o Banco de Poupança e Crédito participa com o lançamento de novas soluções digitais que permitem ao cidadão ter acesso aos serviços bancários. O dirigente destacou a entrada em funcionamento de uma apli- cação denominada “Localiza“.
O serviço permite aos clientes do banco identificar, via SMS, a localização dos caixas automáticos (ATMs) do BPC que pos- suem dinheiro disponível. Para o uso do serviço, basta o utente enviar uma mensagem SMS para o número 46614 com a localização desejada.