A TAAG – Linhas Aéreas de Angola anunciou, hoje, que a partir de 15 de setembro deste ano, todos os seus voos internacionais passarão a operar exclusivamente a partir do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), marcando a fase final de um processo de transição que começou em novembro de 2024.
O AIAAN, situado no distrito do Bom Jesus, província de Icolo e Bengo, será agora o ponto de partida para as principais rotas internacionais da TAAG, que incluem Lisboa, São Paulo, Joanesburgo, Cidade do Cabo, Lagos, Windhoek, São Tomé e Maputo.
Estes destinos se somam aos voos domésticos e regionais para Brazzaville e Kinshasa, que já operavam a partir do novo terminal.
A companhia aérea angolana destaca que o AIAAN oferece uma infraestrutura moderna e com maior capacidade operacional, prometendo mais conforto aos passageiros, maior eficiência nos processos de embarque e controle, além de uma variedade de serviços e atendimento aprimorado.
Essa decisão está alinhada com o Decreto Executivo n.º 06/2025, de 27 de maio, e reflete a estratégia do governo angolano de transformar Luanda e Icolo e Bengo em um hub regional de conectividade continental e global.
Em comunicado, o presidente da Comissão Executiva da companhia angolana de bandeira,Nelson Rodrigues de Oliveira, enfatizou que esta mudança é “um passo crucial na estratégia de melhoria da experiência do cliente e eficiência da operação”, reforçando que toda a logística e frota da companhia estarão concentradas no novo aeroporto.
A TAAG informou ainda que está a preparar um plano de comunicação abrangente para passageiros, clientes, parceiros institucionais, corpo diplomático e outras partes interessadas, visando garantir uma transição suave e transparente para o novo terminal.
POR: Onésimo Lufuankenda