O Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação e a Empresa Omatapalo, assinaram, hoje, em Benguela, o acto de consignação de reabilitação da estrada nacional EN100, no troço entre o rio Eval e o Rio Cubal do Lumbo.
Segundo uma nota do Governo Provincial de Benguela, o projecto que prevê reabilitar 50 quilómetros de estrada deverão durar dois anos.
A obra, cujo orçamento é de 58. 432.000.000 Akz vai criar 450 novos postos de trabalho e tem como escopo a terraplanagem, pavimentação, drenagem longitudinal e transversal, passeios e iluminação pública, além da sinalização rodoviária, pórticos de sinalização entre outros.
As obras prevêm ainda trabalhos como a colocação de camada de desgaste em betão betuminiso usinado quente, camada de binder em betão betuminoso, camada com base em agregado britado de granulometria extensa, camada de sub-base em solo brita e camada de sub-leito melhorado.
Na ocasião, o governador provincial de Benguela, Manuel Nunes Júnior, considerou o dia de muita felicidade para os habitantes de Benguela, tendo em conta a importância para o desenvolvimento que se quer para a província nesta EN 100 que vem de Luanda e vai até a província do Namibe uma das mais movimentadas de natureza diversa.
Por sua vez, o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos disse que a ida a Benguela insere-se acima de tudo numa perspectiva de trabalho árduo, que incorpora várias províncias para ouvir as preocupações fundamentalmente no domínio das estradas e pontes, habitação, ravinas, da proteção marítima, da proteção costeira.