O Porto do Namibe exportou, durante o primeiro trimestre de 2025, um total de 89 mil e cento e 67 toneladas de cargas diversas, liderando, desde o ano passado, o maior número de certificação de cargas por Porto em Angola
Durante o primeiro trimestre de 2025, Angola certificou, a nível dos portos, um total de 144 mil e trinta e quatro toneladas de carga destinadas à exportação. De acordo com os dados da Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA), divulgados em relatório, o Porto do Namibe é o maior exportador de cargas em dois anos.
Por exemplo, no primeiro trimestre do ano passado, a ARCCLA – o regulador – diz que o país exportou no Porto do Namibe um total de 136 mil e oitocentas e uma toneladas de cargas diversas. Em comparação com o primeiro trimestre deste ano, houve uma redução significativa no número de carga exportada no Namibe, o que representou uma diminuição em torno de 35%.
A tendência de crescimento de exportação de carga no Namibe é evidenciada pela Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola, o que traduz a preferência dos exportadores a partir das terras da Welwitschia Mirabilis. Em termos de comparação, o Porto do Lobito aparece como o segundo maior exportador de cargas em Angola.
Leia mais em