O Porto do Lobito e a Sonangol acertaram, nesta segunda-feira, um acordo para a formalização dos contratos de concessão das infraestruturas de suporte à indústria petrolífera situadas naquela unidade portuária.
A reunião negocial, que decorreu na sede do Porto do Lobito, teve como foco principal a consolidação dos termos contratuais relativos a duas instalações cruciais: a Central de Produtos Betuminosos e Armazenamento de Gasóleo e Fuel-oil (ANGOBETUMES) e o Terminal de Apoio à Indústria Petrolífera (SONAMET).
As negociações foram conduzidas pelo Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, que se fez acompanhar pelos administradores Kátila Vanessa Neto e Romão de Andrade, além de directores, enquanto que a delegação da Sonangol foi chefiada pelo administrador Belarmino Chitangueleca, acompanhado pela administradora Kátia Epalanga e quadros superiores da petrolífera nacional.
Durante a sessão, as partes procederam a uma análise minuciosa de todas as cláusulas contratuais e, após uma discussão considerada profícua e construtiva, chegaram a consensos sobre os pontos fulcrais.
Neste encontro, ficou estabelecido o dia 20 de Maio para assinatura oficial dos contratos nas instalações do Hotel Terminus, na cidade do Lobito.
Este entendimento fortalece a parceria estratégica entre o Porto do Lobito e a Sonangol, com o intuito de impulsionar o desenvolvimento logístico e energético na região, em sintonia com os objectivos do Executivo angolano de dinamizar o Corredor do Lobito como um dos principais eixos de transporte e exportação do país.