EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Qua, 24 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Petrobras prepara-se para voltar a investir em Angola

Jornal Opais por Jornal Opais
29 de Agosto, 2023
Em Economia

Companhia brasileira, que já teve operação em Angola, produz mais de 2 milhões de barris por dia e prevê chegar aos mais de 3 milhões na próxima década. Apenas espera oportunidade para voltar a operar no país

Poderão também interessar-lhe...

CHEFE DE ESTADO APROVA FINANCIAMENTO PARA REFORÇO DA REDE DE COMUNICAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

BAI reforça posição como parceiro de referência no financiamento ao turismo em Angola

Cerca de 70 empresas na lista negra por incumprimento contratual com Estado

A petrolífera brasileira Petrobras deve voltar a investir em Angola, como informou o director executivo daquela empresa, Joelson Falcão Mendes, durante a sua participação no Fórum Económico Angola-Brasil, que aconteceu recentemente em Luanda. O responsável, que falava no painel dedicado à transição energética, acrescentou que a Petrobras já esteve em actividade em Angola, por isso conhece o mercado e sabe das suas potencialidades. Assim sendo, garantiu o interlocutor, basta que as condições estejam criadas e que surja a oportunidade para que a Petrobras volte a operar em Angola.

A Petrobras tem um modelo de distribuição de pontos parecido ao usado por Angola, conforme revelado por Joelson Falcão Mendes. A entidade, que chega agora aos 70 anos desde a sua fundação, tem estado a fazer avanços no sentido de agredir cada vez menos o ambiente com a sua actividade. A Petrobras tem no seu registo a capacidade de produção actual fixada em mais de 2 milhões de barris por dia e pode chegar aos 3 milhões de barris na próxima década.

75% da energia proveniente de gás natural até 2050

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) apresentou uma perspectiva daquilo que deve ser a exploração do sector até 2050, onde se destaca o facto de maior parte da exploração ser de gás natural, contrariamente ao que acontece actualmente. Os dados do regulador do sector mostram que até 2050 cerca 75% da exploração será de gás natural, posicionando-se como o maior elemento a ser explorado, materializando uma verdadeira viragem para a actividade menos agressivas ao ambiente.

Por outro lado, as expectativas da ANPG apontam para uma fatia de 10% para a exploração petrolífera, contrariamente aos números actuais que colocam Angola como segundo maior produtor do continente. Assim, segundo os dados avançados, Angola prepara-se para um novo capítulo na sua trajectória de exploração petrolífera, que começou em 1950 e atingiu o pico em 2008, como avançado pela entidade reguladora. Uma história também marcada pela acumulação de papeis por parte da Sonangol, até a altura em que cedeu parte da responsabilidade, nomeadamente a de regulação, à ANPG.

POR: Ladislau Francisco

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

CHEFE DE ESTADO APROVA FINANCIAMENTO PARA REFORÇO DA REDE DE COMUNICAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

O Presidente da República autorizou uma despesa de 9,7 mil milhões de kwanzas para a implementação e manutenção da infra-estrutura...

Ler maisDetails

BAI reforça posição como parceiro de referência no financiamento ao turismo em Angola

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026

O Banco Angolano de Investimentos (BAI) reforçou o seu posicionamento como instituição de referência no financiamento de projectos turísticos em...

Ler maisDetails

Cerca de 70 empresas na lista negra por incumprimento contratual com Estado

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026

Cerca de 70 empresas estão na lista negra por incumprimento contratual com o Estado, segundo o director-adjunto do Serviço Nacional...

Ler maisDetails

MINTTICS entrega 23 kits de internet a startups de seis províncias

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026

O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), por via do Gabinete de Gestão do Programa Espacial...

Ler maisDetails

Brasil e Marrocos buscam apuramento aos 16 avosde-final esta noite

24 de Junho, 2026

Rangel recolhe contribuições dos moradores para Orçamento Participativo de 2027

24 de Junho, 2026

MININT esclarece em sessão no “Gabinete” recrutamento para o concurso público

24 de Junho, 2026

CHEFE DE ESTADO APROVA FINANCIAMENTO PARA REFORÇO DA REDE DE COMUNICAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

24 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.