O novo presidente do Conselho de Administração do Lobito Atlantic Railway, Nicolas Fournier, tomou posse, nesta segunda-feira, numa cerimónia presidida pelo PCA do Porto do Lobito, Celso Rosas.
Na ocasião, Celso Rosas elogiou o trabalho do PCA cessante, Francisco Franca, sublinhando que o seu mandato foi marcado por avanços significativos.
“Hoje são visíveis os frutos do seu trabalho. Desde a assinatura do contrato de concessão do terminal, até à chegada dos primeiros navios de minério, sentimos que o seu empenho foi determinante para consolidar o papel do Porto do Lobito como eixo fundamental do Corredor do Lobito”, afirmou.
Disse ainda que o gestor demonstrou uma dedicação patriótica e planetária, alinhada com os objectivos estratégicos do governo angolano.
O gestor do Porto do Lobito manifestou confiança de que a nova liderança da instituição dará continuidade ao ritmo de trabalho e resultados já alcançados, desejando sucesso ao novo gestor.
Por sua vez, Francisco Franca declarou sair com a missão cumprida, destacando conquistas como o início das exportações regulares de cobre e outros minérios provenientes da RDC, a modernização das infraestruturas ferro-portuárias e a formação de quadros nacionais.
Anunciou ainda que a empresa prevê, para os próximos dias, a circulação de nove comboios semanais com minério, dos quais cinco internacionais, com uma operação ferroviária que liga o Lobito à RDC em apenas seis dias.
Em gesto de reconhecimento, o PCA do Porto do Lobito, Celso Rosas, ofereceu ao PCA cessante, Francisco Franca, uma escultura africana que simboliza a boa relação institucional construída ao longo dos últimos anos.
Por outro lado, o novo gestor, Nicolas Fournier, recebeu um exemplar do livro que retrata a história de sucesso do Porto do Lobito.
Presenciaram esta cerimónia de passagens de pastas os administradores executivos e não executivos do Porto do Lobito, directores e outras entidades.