O Governo de Angola e o Banco Mundial vão realizar, nesta Quinta-feira, 5, no Hotel Intercontinental, em Luanda, a Reunião Inaugural de Coordenação sobre o Corredor do Lobito, um evento de alto nível que assinala o lançamento formal de um novo e robusto mecanismo de coordenação regional.
Segundo uma nota de imprensa enviada hoje ao Jornal OPAÍS, o evento congrega altas entidades governamentais de Angola, da República Democrática do Congo e da Zâmbia, juntamente com lideranças de topo de organizações multilaterais e bilaterais, instituições financeiras e parceiros internacionais de desenvolvimento, sublinhando o consenso e o compromisso coletivo em torno da importância estratégica do Corredor.
Ainda de acordo com o documento, o principal objectivo da reunião é o alinhamento de prioridades estratégicas e o reforço da coordenação entre os três países africanos e os seus parceiros técnicos e financeiros.
A nota refere ainda que a agenda centrar-se-á na aceleração da implementação de projectos estruturantes em áreas vitais como transporte ferroviário e logística integrada, facilitação do comércio e modernização de infraestruturas, energia sustentável, desenvolvimento de cadeias de valor agrícolas e minerais e a promoção do desenvolvimento económico e social ao longo do corredor.
Corredor do Lobito
O Corredor do Lobito é uma infraestrutura multimodal estratégica que se estende desde o Porto do Lobito, em Angola, atravessando o país e conectando-se às redes de transporte da República Democrática do Congo e da Zâmbia.
O seu desenvolvimento é visto como fundamental para desbloquear o potencial económico do interior da África Central e Austral, facilitando o acesso a mercados internacionais e promovendo o comércio intrarregional.









