Cerca de 3 mil clientes da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) já estão no sistema pré-pago, o que permite poupar a dívida de clientes de cerca de 300 mil milhões de kwanzas, segundo o director de comunicação, marketing e relações institucionais, Wilson Haukelo
Em declarações ao OPAÍS, o também porta-voz da ENDE acredita que a situação poderá melhorar, pois cerca de 600 contadores pré-pagos serão instalados, nos próximos anos, nas províncias de Luanda, Bengo e Huíla.
Para a ENDE, há falsa ideia de que o peso alto da dívida está na periferia, mas Wilson Haukelo esclarece que, na periferia, há mais cumprimento do pagamento de facturas.
“A cultura de não pagamento ainda é alta nas duas zonas, periférica e urbana. O que define é a consciência das pessoas”, disse. O director de Comunicação, Marketing e Relações Institucionais entende, no entanto, que o corte não é o caminho, até porque a religação envolve custos com as equipas. O caminho ideal, segundo disse, é o caminho da negociação.
Leia mais em









