A sociedade Mineira de Catoca, em termos de captação e pagamento de impostos, deu ao Estado, em 2024, um valor aproximado de 46 mil milhões de kwanzas, segundo dados da Administração Geral tributária (AGT)
Os dados dos últimos cinco anos da AGT, sobre pagamento de impostos, reportam que a Sociedade Mineira de Catoca consta dos principais contribuintes das receitas não petrolíferas, em Angola, tendo levado a maior classificação, em 2024. Segundo o representante da AGT, Pedro Marques, que falava na Expo-Catoca, as contribuições de Catoca ao Estado têm crescido bastante.
Na Iª edição da Expo Catoca, comemorativa dos 30 anos da instituição, Pedro Marques enfatizou que, em 2024, Catoca foi o maior contribuinte dentre muitos agentes económicos. A Sociedade Mineira, conforme Pedro Marques, o gráfico das contribuições da mina de Catoca tem sido crescente nos últimos cinco anos.
Ao Estado, a empresa pagou em 2020 cerca de 24 mil milhões de kwanzas, em 2021 39 mil milhões, em 2022 31 mil milhões de kwanzas, culminando em 2024 com 46 mil milhões de kwanzas. Em termos gerais, a receita do setor mineiro cresceu perto de 1,4% dentro do Produto Interno Bruto (PIB).