O ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), Albano Vicente Lopes Ferreira, assegurou, hoje, que não haverá aumento de propinas nas instituições públicas de ensino superior no próximo ano académico de 2025/2026.
A garantia foi dada durante uma visita de constatação à Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto (UAN), onde o ministro se reuniu com a comunidade académica para auscultar as suas preocupações.
A visita, que se insere na série de avaliações às unidades orgânicas da UAN, teve como principal objectivo acompanhar de perto o funcionamento da Faculdade de Engenharia e reforçar a articulação entre o Ministério e as Instituições de Ensino Superior Públicas.
Após a inspeção, o governante ouviu atentamente as questões levantadas pelo corpo docente, discente e técnicos administrativos. Entre os tópicos abordados, destacaram-se os concursos públicos para acesso e ingresso interno, bem como os concursos para a carreira de investigador e investigador científico. A avaliação externa dos cursos de ensino superior e a qualidade da formação oferecida pela instituição também foram pontos de discussão.
No entanto, o anúncio mais significativo para a comunidade estudantil e suas famílias foi a firme garantia do Ministro de que os valores das propinas serão mantidos para o próximo ano letivo, aliviando preocupações com possíveis aumentos em um cenário económico desafiador.
*POR: Onésimo Lufuankenda*