EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Sáb, 27 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Dignidade ao turismo religioso na Muxima “pendurada” a conclusão da basílica local

Domingos Bento por Domingos Bento
4 de Setembro, 2023
Em Destaque

Cerca de 2 mil pessoas é o número de fiéis e turistas que acorreram ao santuário da Muxima. A maior parte hospedou-se em tendas e outros tiveram de se albergar em casa dos moradores locais, pagando uma taxa de arrendamento. Ao jornal OPAIS, a adminsitradora municipal garantiu dias melhores com a conclusão da basílica que vai impulsionar o turismo religioso

Poderão também interessar-lhe...

Rangel recolhe contribuições dos moradores para Orçamento Participativo de 2027

PGR acusa general Higino Carneiro de peculato e branqueamento de capitais

Defendida maior expansão para adesão ao BI nas comunidades

Caiu, ontem, o pano sobre a peregrinação ao Santuário da Muxima, que, este ano, teve como centro da abordagem a criança. Na retoma a tradicional peregrinação ao Santuário, depois de alguns anos de interregno por causa da Covid-19, a questão do alojamento e serviços de restauração, marcou, uma vez mais, o centro das preocupações de quem acorreu àquele palco mariano de fé.

Os números apontavam para duas mil pessoas que acorreram a Vila da Muxima para assistir ao maior evento mariano de adoração e fé em África, pelo que, uma vez mais, a zona mostrou-se incapaz de acolher a esse grosso de fiéis e turistas, sendo que, parte destes, provenientes de outras partes do país e até mesmo do mundo.

Para além das tendas pessoais e outras disponibilizadas pelo Governo Provincial de Luanda, alguns fiéis e turistas socorreram-se das casas dos moradores, pagando uma taxa de arrendamento, cujo valor dependeu da negociação entre as partes. Também as duas unidades hoteleiras existentes no município não conseguiram dar resposta à necessidade, tendo em conta que as mesmas há já algum tempo que andam ocupadas com parte dos técnicos envolvidos na construção da Basílica da Muxima, cuja conclusão da mesma, segundo a adminisiltradora municipal, Elizabeth Rafael, dará maior alento ao turismo religioso.

Em declarações ao jornal OPAIS, Elizabeth Rafael disse reconhecer as dificuldades que os visitantes passam quando o assunto diz respeito à acomodação e restauração, sobretudo no período de realização da peregrinação à Muxima, mas esta preocupação, assegurou, deixará de ser um “quebra-cabeça”, tendo em conta o projecto de requalificação da vila sede do município, com a basílica no centro, o que vai garantir maior alento a quem lá for, futuramente.

Segundo ainda a administradora, por enquanto as condições de acomodação ainda são as mais precárias, pelo que os munícipes e visitantes devem manter a paciência até à conclusão da referida basílica, cujo lançamento da primeira pedra, para a sua construção, foi feita, o ano passado, pelo Presidente da República, João Lourenço. Na altura, o Chefe de Esta- do explicou que, do processo de construção da basílica, o projecto maior é o da requalificação da Vila da Muxima, que incluirá o Santuário, muito mais moderno com a nova catedral, e vai melhorar essencialmente as condições de vida das populações lo- cais e potenciar a actividade turística, em particular o turismo religioso.

Por dentro da fé

Três foi a quantidade de dias que os devotos permaneceram no Santuário da Muxima, o maior palco mariano de adoração e fé em África que levou, ao município da Quissama, pessoas de várias idades e status social entre públicas e anónimas. Entre as entidades governamentais que estiveram presentes, no último dia, cuja missa foi celebrada pelo bispo Dom Emílio Sumbelelo, estiveram presentes o governador provincial de Luanda, Manuel Homem, a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula Sacramento Neto e a vice-presidente do MPLA, Luísa Damião.

Preces a favor da família, da saúde, emprego, estabilidade financeira, emocional e o bem-estar social fizeram parte das orações e adorações à venerada imagem da mamã Muxima que, este ano, concentrou a sua abordagem na problemática da criança, a quem a igreja apelou por maior atenção por parte de todos os segmentos da sociedade, como exortou o padre da Diocese de Viana, Joaquim Tchingulessy, na missa do segundo dia do evento O Padre disse ser necessário cuidar e proteger as crianças para o bem da Nação, pelo que se deve denunciar quaisquer actos que põem em causa a dignidade e a integridade física deste segmento populacional.

“A criança não é para bater, não é para pontapear. É para proteger”, defendeu. De referir que as origens do Santuário remontam ao ano de 1599 e logo se converteu num importante centro do cristianismo, sendo o lugar onde se baptizavam os africanos antes de embarcá-los como escravos para diversas localidades do mundo. Em Outubro de 2013, a imagem da Nossa Senhora, a principal referência do Santuário, foi alvo de tentativa de destruição, num dos maiores actos de ‘intolerância religiosa’ já registados no país, ficando com alguns da- nos que foram prontamente recuperados.

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

Rangel recolhe contribuições dos moradores para Orçamento Participativo de 2027

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

Ler maisDetails

PGR acusa general Higino Carneiro de peculato e branqueamento de capitais

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

A Procuradoria-Geral da República (PGR) notificou, nesta Terça-feira, o general Francisco Higino Lopes Carneiro da acusação formal deduzida pelo Ministério...

Ler maisDetails

Defendida maior expansão para adesão ao BI nas comunidades

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026

A expansão das brigadas móveis de registo civil e de emissão do Bilhete de Identidade (BI) junto das comunidades rurais...

Ler maisDetails

Cerca de 70 empresas na lista negra por incumprimento contratual com Estado

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026

Cerca de 70 empresas estão na lista negra por incumprimento contratual com o Estado, segundo o director-adjunto do Serviço Nacional...

Ler maisDetails

Caminhada da Família mobiliza atletas e amantes do atletismo na Zona Económica Especial

26 de Junho, 2026

Mais de 150 crianças “aquecem” Piscina do Alvalade em alusão ao Dia Olímpico

26 de Junho, 2026
Daniel Miguel

Ministério do Interior em Benguela debate intolerância política com MPLA e a UNITA

26 de Junho, 2026

Jornada da Criança no Bié encerra com marcha em repúdio à violência contra menores

26 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.