A Académica do Lobito realiza, nesta terça-feira, a Assembleia Geral Ordinária na sua sede, localizada no Bairro da Restinga, Avenida da Independência, e visa tratar de assuntos fundamentais para o futuro da agremiação lobitanga.
De acordo com o comunicado oficial ao qual este jornal teve acesso, a ordem de trabalhos da Assembleia prevê seis pontos centrais. O primeiro será a apreciação e aprovação do balanço e contas referentes ao exercício económico do ano passado, documento que reflecte a saúde financeira do clube e as principais movimentações do último ano.
Em seguida, os sócios serão chamados a discutir e aprovar o orçamento para a época desportiva 2025/2026, que será determinante para o planeamento das competições e o funcionamento regular das actividades da colectividade.
Outro ponto importante será a apresentação do balanço desportivo da temporada 2024/2025. Entre os temas mais sensíveis da agenda está a proposta de criação de uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD), uma transformação estrutural que poderá alterar o modelo de gestão do clube e abrir caminho a novos formatos de financiamento e investimento privado. Adicionalmente, será debatida a proposta de alteração parcial dos Estatutos do clube.
O elenco de Luís Borges pretende introduzir ajustes ao documento que rege o funcionamento interno da instituição, visando adaptá-lo às exigências actuais do cenário desportivo nacional. O sexto e último ponto da reunião abordará os mecanismos de financiamento para a época que se avizinha.
Não há dúvidas de que a sustentabilidade financeira continuará a ser uma das grandes preocupações da direcção, que busca novas soluções para garantir o funcionamento da máquina administrativa e desportiva.
A direcção esclarece ainda que apenas poderão participar na assembleia os sócios efectivos com as quotas regularizadas há pelo menos 12 meses. No acto da entrada, será obrigatória a apresentação de um documento de identificação com fotografia ou do cartão de sócio.
Por: Kiameso Pedro