O Campeonato Provincial Individual Absoluto do Uíge de xadrez, que arrancou no dia 14 e termina a 28 deste mês, decorre animado, na sala de massificação do desporto ciência, nas terras do Bago Vermelho.
Segundo o jornal OPAÍS, a maior prova do calendário da Associação Provincial de Xadrez do Uíge (APXU) conta com a participação de dezasseis xadrezistas. A mesma fonte acrescenta que o número de atletas supramencionados representa as equipas do Santa Rita de Cássia, Macovi Sport Clube do Uíge, Grupo Desportivo Renascimento, Tropa de Elite e Núcleo do FAS do Songo, tendo acrescentado que o objectivo do certame é apurar o campeão provincial da época desportiva 2026.
A fonte reafirma o compromisso da APXU com o desenvolvimento e a promoção do desporto ciência na província, de modo a incentivar o espírito competitivo, a disciplina e a excelência desportiva. Quanto à conquista do título, a Escola Macovi do Uíge parte como favorita, uma vez que está presente com seis atletas masculinos que têm muitas experiências nos tabuleiros.









