Em declarações ao jornal OPAÍS, a presidente da Federação Angolana de Natação (FAN), Ana Lima, disse que a Selecção Nacional júnior de natação, em ambos os sexos, teve uma boa participação no Africano do Cairo, Egipto. “De acordo com aquilo que nós estávamos à espera.
Terminamos a nossa participação no 16º Campeonato Africano júnior. Angola esteve representada com onze atletas, cinco masculinos e seis femininos.
Foi uma selecção grande, com atletas desde os 13 anos até os 18 anos”, explicou. Ana Lima afirmou que Angola disputou algumas finais, onde foram batidos três recordes nacionais, dois juvenis e um das estafetas júnior.
“Tivemos, portanto, a destacar aqui as marcas do David Padre nos 200 Livres, que ficou a centésimas do recorde nacional júnior, com uma excelente marca, com uma grande margem de progressão e com uma grande melhoria da parte do atleta”, destacou.
Ana Lima fez saber que o grupo teve também um quarto lugar na final dos 50 Mariposa, por intermédio da Carlota Silva, numa prova em que ela teve espectacular.
“Ela conseguiu melhorar quase um segundo e, aos 50 metos Mariposa, numa prova de 50, melhorar um segundo”.
Por sua vez, o atleta David Padre disse que o grupo esteve bem, independentemente de não ter conseguido alguma medalha.
“Fomos às finais todos os dias. Durante as finais tivemos boas prestações. Inclusive, a melhor posição nas finais foi o quarto lugar”, apontou.