O embaixador angolano em Timor-Leste, José Lemos, visitou, ontem, a delegação nacional e motivou o grupo a conquistar medalhas nos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorrem na cidade de Díli, TimorLeste.
Durante a visita, no hotel onde está hospedada a comitiva, o diplomata reconheceu o cansaço dada a viagem de 18 horas, mas apelou para a luta e espírito de sacrifício para o alcance do pódio nas diversas modalidades.
Para o primeiro embaixador angolano neste país do Sudeste Asiático, a participação de Angola, particularmente, demonstra a cooperação histórica entre os dois Estados.
Fora do campo desportivo, José Lemos disse que o evento servirá, também, para troca de experiências no campo da cultura. Referiu que na noite deste domingo será realizada uma feira alimentar dos países da CPLP, no Palácio da República de Timor Leste, onde Angola vai apresentar a sua gastronomia.
José Lemos foi nomeado em Maio de 2024, tornando-se o primeiro diplomata acreditado em Timor, mas a sua permanência em território timorense aconteceu apenas em Maio último, com a inauguração da sede da embaixada oficial em Díli.
Para esta edição constam as modalidades de futebol, xadrez, ténis, karaté, taekwondo, voleibol de praia, basquetebol 3×3, atletismo e atletismo adaptado. Participam do evento Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, o anfitrião Timor-Leste e Portugal, sendo este último o campeão em título.