A Federação Angolana de MMA fez saber, por via de uma nota à qual o jornal OPAÍS teve acesso, que a delegação das Ilhas Maurícias é a primeira a chegar ao solo angolano para disputar o Campeonato Africano da modalidade, a realizar-se de 4 a 10 de Maio, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, em Luanda.
Segundo a nota, a comitiva é composta por cinco membros: três atletas, um treinador e o responsável da missão, Goowtam Ramtohul.
“A presença das Ilhas Maurícias confirma o seu empenho no desenvolvimento da modalidade e contribui para o prestígio deste evento continental, que reunirá as melhores selecções africanas de MMA”, lê-se no documento.
A mesma refere que a Federação Angolana de MMA saúda calorosamente os representantes das Ilhas Maurícias e deseja-lhes uma excelente estadia e uma participação digna no campeonato.
As restantes delegações internacionais têm até ao dia 3 de Maio para se encontrarem ao país, de modo a disputar a prova que visa saudar os 50 anos da Independência Nacional, a assinalar-se no dia 11 de Novembro.
Os países já confirmados são: Angola (país anfitrião), Nigéria, Zimbabué, Congo Brazzaville, Namíbia, República Democrática do Congo, Ilhas Maurícias, África do Sul, Zâmbia, Argélia e Camarões.
Angola participará com 108 atletas oficialmente inscritos na plataforma Smoothcomp, o que demonstra o crescimento da modalidade no país e o forte investimento na formação de talentos nacionais.
Os atletas angolanos estarão distribuídos por várias categorias e faixas etárias, desde juvenis, júniores, seniores e masters com o objectivo de revalidar a prova continental.