A 8ª edição do FestiKongo está a ser marcada por uma série de actividades culturais, recreativas, académicas e artísticas que visam celebrar o oitavo aniversário de elevação da cidade de M’banza Kongo a património histórico da humanidade, pela UNESCO.
O evento vai prosseguir hoje com as atenções voltadas para a realização do espectáculo musical denominado “Show das Multidões”, a partir das 19 horas, que vai reunir no mesmo palco talentos locais e músicos conceituados da praça nacional. De acordo com o programa da organização, artistas conceituados como Anderson Mário, Gerilson Insrael, Button Rose, Jay Lourenzo, Yannik Afroman e outros.
No entanto, o evento vai sobretudo procurar dar visibilidade aos artistas locais da província do Zaire. Entre os músicos locais em cartaz para o evento, destacam-se nomes como Jovaniel Yokénio, Young Oshi, Keven Rast, Edmar Lauren, Kalvin, entre outros.
Além de artistas nacionais, vão subir ao palco também artistas internacionais vindos de países vizinhos como RDC e Congo Brazzaville, que se vão juntar ao povo do Zaire para celebrar mais um ano de elevação de Mbanza Kongo a património histórico da humanidade, numa altura em que coincidentemente a cidade celebra 518 anos de existência.
Música, dança, artes plásticas, artesanato, gastronomia e outras manifestações artísticas estão entre as atrações a serem proporcionadas no evento que acontece na praça Dr. António Agostinho Neto, adjacente à sede do Governo Provincial do Zair.
Workhop sobre a história e valor cultural de M’banza Kongo
Para o dia de hoje, o período da manhã está reservado para um workshop com diversos painéis de debates centralizados sobre a história e o valor cultural de Mbanza Kongo enquanto berço e património de preservação da identidade dos povos do Reino do Kongo.
A ter lugar no auditório provincial, certame vai reunir especialistas de vários pontos da província e de países vizinhos que outrora faziam parte do antigo Reino do Congo.
Especialistas de Angola, RDC, Congo Brazzaville e Gabão vão centralizar os debates que prometem produzir conhecimentos, partilha de valores e resgatar elementos fundamentais para melhor compreensão da história daquele que já foi o segundo maior e mais forte reino de África.
Desfile de Moda
A par de outras actividades artísticas, as festividades estão também a ser marcadas por eventos que visam destacar a beleza e a elegância das mulheres jovens de Mbanza Kongo com a realização da gala Miss Mbanza Kongo que vai eleger a mulher mais bonita daquele município.
Apesar de não avançar detalhes sobre quantas estão a concorrer e as respectivas premiações, a organização assegurou apenas que a gala será realizada nesta semana de festividade e que a vencedora irá concorrer na gala provincial que acontece entre Agosto e Setembro.
Sem conceder entrevista a este jornal, um dos responsáveis pela organização da gala disse apenas que estão a ser reunidas todas as condições para que o evento aconteça sem sobressalto e com o espírito de festividade, sem olhar para a questão da competitividade. Nesta edição, o FestiKongo decorre sob o lema “M’banza Kongo- Património, desenvolvimento, vida e existência do espaço Kongo”.