Depois da realização de um concerto colaborativo, em 2023, na Unidade Africana, no Miramar, os artistas angolanos Dino Ferraz e Selda voltam a partilhar o mesmo palco na última edição da “Rubrica Camões Concerto”, a ter lugar neste sábado, 13, no auditório do Camões – Centro Cultural Português, em Luanda, a partir das 18h00
Com entrada gratuita, a rubrica visa criar um espaço dedicado à apresentação de projectos musicais de diversos géneros, dentre os quais, a música clássica, jazz, semba e outras expressões musicais.
Segundo uma fonte ligada ao centro, que não quis ser identificada, os artistas foram escolhidos por fazerem parte de um dos países da lusofonia, pela qualidade do trabalho que têm vindo a apresentar ao longo do tempo, e pelo percurso artístico que os caracteriza. “São artistas locais e, por esta razão, foram escolhidos, uma vez que o centro prima sempre pela promoção da cultura local e da lusofonia”, explicou.
Com cerca de duas horas de duração, prosseguiu, o espectáculo vai ter um concerto ao vivo atractivo, que vai permitir ao público viajar pelo repertório escolhido pelos artistas anfitriões. Quanto à organização, o responsável garantiu que decorre sem sobressaltos, por se tratar de um evento que já faz parte da agenda do centro, e que a equipa está preparada para responder a eventuais situações não previstas na programação.
“A dinâmica de produção é recorrente. O centro cultural tem uma dinâmica própria, pelo que não há constrangimentos na realização dos espectáculos”, sublinhou, acrescentando que esta edição se distingue das anteriores pela participação de novos artistas e pelo facto de encerrar o ano de 2025.
Edição anterior De acordo com o responsável, a última edição da rubrica foi realizada no dia 4 de Setembro do corrente ano, a partir das 19h00, no auditório do Camões – Centro Cultural Português, em Luanda, com a participação da cantora e compositora Mars Luise, finalista da edição do Festival da Canção de Luanda 2025, promovido pela Rádio Luanda Antena Comercial (LAC).
Perfil dos artistas
Dino Ferraz é cantor, compositor, produtor e professor angolano, formado pela Academia Nacional de Artes de Luanda, com passagem pela Academia Brasileira de Black Music.
Com cerca de 10 anos de carreira, destacou-se como uma figura relevante da música moderna angolana, tendo sido premiado como Melhor Intérprete e Melhor Compositor no Festival da Canção de Luanda.
Já Selda, nome artístico de Guiselda Tainara Salgueira Portelinha, nasceu na província do Huambo, a 4 de Julho de 1989. Revelou talento desde cedo, destacando-se em festivais escolares e na escrita de letras inspiradas por artistas locais. Fez parte da banda The Kings e foi reconhecida como Cantora Preferida do Público no Festival Canção de Luanda.









