Festas de Réveillon são comumente consideradas as melhores e mais ideais formas de celebrar a passagem de ano. Alguns com temáticas e outros nem por isso, os réveillons são caracterizados pelo vestuário branco, que representa a paz e prosperidade, cuja principal atracção é o momento da contagem dos segundos da passagem de um ano para outro, marcado pelo lançamento de foguetes e outras atracções
Vestidos todos de branco, uns mais radiantes que outros, acessórios acesos e chamativos, sorrisos no rosto, cabelos bem tratados e outros, em maior parte, pintados com cores diversas, mas coloridamente visíveis. É assim que se apresentam os verdadeiros amantes e apreciadores das festas de “réveillons” que são realizadas um pouco por toda parte da cidade capital, Luanda.
Com um corte extravagante, cabelo todo pintado com madeixa dando um aspecto dourado, calças brancas rasgadas em várias partes e uma t-shirt branca com efeitos dourados, é assim que Aberto Inácio, morador do bairro Talatona, se prepara para celebrar a passagem de ano num dos réveillons a serem realizados no seu bairro.
Com 37 anos de idade, o cidadão frequenta os réveillons desde os 17, e diz não existir outra maneira mais adequada de celebrar a passagem de ano do que estar com os amigos num ambiente festivo para tal. “Celebro sempre numa boda, não gosto de passar o ano em casa ou com a família, com eles fico no dia 25, mas o dia 31 é mesmo para se estragar no réveillon”, começou por dizer o interlocutor.
Ao seu lado, estava um dos seus companheiros, Adilson da Silva, conhecido no seu bairro por Ady Compal, um alto, macro e clarinho de 34 anos de idade, com o cabelo todo colorido a contrastar com sua t-shirt verde alface já meio gasta. Também sorridente e um pouco mais ousado, Compal não mostrou o seu grife do réveillon, mas garantiu que já estava tudo pronto e, como sempre, o branco nunca podia estar fora do dress code de vestimenta nesta festividade.
Tal como Aberto Inácio e Ady Compal, quem também se prepara para celebrar a passagem de ano numa festa de réveillon é Agostinho Eduardo Calombe, tratado pelos seus como “AG”, um jovem de 29 anos de idade. Morador do Bairro Militar, no município de Talatona, AG é também organizador de festas, mas neste ano o seu elenco não está a organizar nenhuma festividade, o que o levará a participar de um réveillon a acontecer no bairro Morro Bento, como o mesmo contou à nossa equipa de reportagem.
“Desta vez o meu grupo não está a organizar nada porque não há kumbo e também estamos um pouco distantes uns dos outros, mas ainda assim não estragou nada, vou bazar no boda do murrão na staff dum mô primo que está a organizar um réveillon com banho de piscina”, contou com entusiasmo o jovem. Entusiasmado para celebrar a transição de ano num ambiente eufórico, AG revela que tem a sua paixão dividida entre a mecânica, sua área profissional, e a actividade de DJ, onde actua há mais de 12 anos.
Palcos dos Réveillons na capital
Neste ano, tal como em quase todos os anos, Luanda torna-se no epicentro das celebrações das festividades de fim de ano, com eventos públicos e restritos a acontecerem um pouco por toda parte. Um dos lugares que tem sido muito recorrido pelo público na cidade capital para celebrar a passagem de ano é a Baía de Luanda, um espaço aberto e acolhedor que oferece um ambiente festivo, celebrativo e memorável a milhares de pessoas ao mesmo tempo.
Naquele lugar histórico, turístico e ao mesmo tempo artístico, o ambiente é sempre vibrante e a celebração é colorida com os fogos de artifício a brindarem o público tão logo estejam consumados os primeiros milésimos do novo ano. No espaço Club-S, por exemplo, a festividade da passagem vai ser garantida com um show de música ao vivo com o músico Yuri da Cunha.
A começar pelas 22 horas, o evento traz de volta um dos maiores intérpretes da música angolana e a sua banda ao palco daquele espaço cultural e recreativo, sendo que o evento vai culminar com uma ‘after party’ para celebrar a transição de ano.
No município do Kilamba Kiaxi, por sua vez, propriamente no bairro Golf-2, um dos réveillons de destaque terá lugar na famosa Vila Estoril, na Esplanada Cassule, a partir das 21 horas, com performances de quatro Dj’s, artistas convidados e muitas surpresas. No espaço Aplausos, o maior e mais prestigiado espaço cultural do município do Sequele, na província do Icolo e Bengo, o réveillon também vai ganhar ser celebrado com euforia e vibração com música ao vivo a ser protagonizada pelo artista Walter Ananaz e sua banda.
A partir das 21 horas, o Espaço Aplausos vai tornar-se o epicentro das celebrações da passagem de ano, congregando num só lugar vários artistas, o melhor da gastronomia nacional e muita animação.
Além de Walter Ananaz e sua banda, a festa contará também com a animação de artistas convidados como Yola Araújo, Button Rose, Jéssica Pitbull, humorista Agente Formiga, Moniz de Almeida e tantos outros. O Hotel Epic Sana, na baixa de Luanda, será palco de um outro evento denominado “Helios Réveillon”, que arranca a partir das 21 horas. A festividade contará com actuação ao vivo do rapper Prodígio, que estará acompanhado de sua banda.









