A iniciativa surge da carência de livrarias, bibliotecas ou espaços que pudessem ajudar a cultivar o hábito de leitura ou que despertassem o interesse pelos livros no seio da comunidade da zona da Corimba, distrito urbano da Samba, em Luanda. Há mais de 2 anos que o projecto tem vindo a desenvolver diversas actividades literárias e recreativas, envolvendo desde jovens, crianças e adultos
Numa comunidade onde faltam escolas, centros de saúde, saneamento básico, segurança e outros serviços essenciais, falar de livros parece ilusório e incompreensível, já que há, aparentemente, coisas mais urgentes e importantes com que se preocupar.
Mas como falar de crescimento ou desenvolvimento de uma comunidade deixando os livros de parte? Foi a olhar para este ângulo, em que os livros se tornam parte da solução dos vários problemas que a comunidade enfrenta, que um grupo de jovens, liderado pela então estudante de medicina, Belza Getsémani, criou o projecto Clube de Leitura Umoxi.
O projecto, que tem como lema “Livro é Vida”, foi fundado em Dezembro de 2022, fruto da insistência e inquietude de Belza e seus companheiros face à escassez de espaços propícios para leitura e partilha de conhecimento na sua comunidade.
Composto por mais de 100 membros, entre crianças, jovens e adultos, o projecto tem vindo a realizar actividades literárias e recreativas envolvendo todas faixas etárias com o objectivo de promover o gosto pela leitura e a intimidade com os livros.
A organização funciona num espaço adaptado, num pequeno corredor na residência da mentora do projecto, onde são realizadas diversas actividades, entre encontros literários, aulas de alfabetização e pequenos concursos de escrita e soletração.
Denominado Clube de Leitura Umoxi, é caracterizado como uma ONG literária, filantrópica e comunitária, onde a busca e a partilha do conhecimento através dos livros dominam a ética central da organização.
A palavra “umoxi” é proveniente da língua nacional kimbundo, que significa “uma” ou “único”. A expressão é usada para indicar a unidade ou um conjunto uno e indivisível. O projecto leva este significado como matriz da sua carecterização onde o “todos” é mais importante do que “cada um”.
Leitura gratuita e comunitária
Uma das coisas que também é destacada pelos jovens e adolescentes que compõem o projecto é a possibilidade de ler qualquer livro de forma gratuita e na companhia de outros.
Para quem tem dificuldades em se interessar pelos livros ou que não vê motivação para pegar num livro e ler, o espaço do Clube de Leitura Umoxi é um local ideal para combater a preguiça, já que tem sempre alguém disponível para ler ou conversar sobre um determinado livro. Aldair Ferreira, de 20 anos de idade, é um jovem estudante de engenharia informática que nunca antes teve interesse pelos livros.
A fazer parte do projecto Umoxi há pouco menos de dois anos, o mesmo afirma que aprendeu a gostar de leitura quando integrou o clube e que hoje lê quase todos os dias e de tudo um pouco.
“Eu era um sedentário na leitura, não gostava de ler e nem tinha interesse pelos livros, mas, graças ao clube Umoxi, hoje gosto de ler e sempre que posso leio um pouco de tudo”, expressou o jovem.
Além de o impulsionar a ler, a adesão ao projecto permitiu ao Aldair Ferreira ganhar habilidade na fala em público e hoje já tem menos dificuldade para se expressar no meio de várias pessoas.









