A primeira edição da gala de premiação “Contos e Contos” acontece hoje, 27, na União dos Escritores Angolanos (UEA), a partir das 16 horas, promovida pela Associação Clube de Leitura Umoxi, com o objectivo de incentivar a leitura e a escrita criativa no seio das comunidades
O prémio foi criado com o propósito de estimular o gosto pela leitura e a intimida de entre os livros, especialmente entre jovens e adolescentes que apresentem talento, vontade ou inclinação para a escrita literária, bem como para aspirantes a escritores.
A intenção é de procurar valo rizar talentos emergentes da escrita literária e promover a literatura como ferramenta de conhecimento, inclusão e desenvolvimento da sociedade. Segundo o porta-voz do Clube de Leitura Umoxi, Lino Pedro, o primeiro foi lançado este ano com o objectivo de dar oportunidades a jovens e adolescentes com talentos voltados à literatura ou a escritores iniciantes que buscam por ocasiões para expor a sua arte.
“Muita gente tem o gosto ou talento na escrita, mas, por falta de oportunidade, muitas vezes acaba desistindo ou vendo o seu sonho ou o desejo de se tornar escritor a evaporar, então este concurso é uma oportunidade para eles poderem tentar a sorte e acreditar no seu potencial”, explicou.
Em relação às premiações, o concurso vai distinguir os três melhores classificados, reservando para os mesmos quantia monetária, cada um de acordo com a sua classificação, certificados de mérito, obras literárias e o grande vencedor poderá ter a oportunidade de publicar o seu livro de contos sob chancelaria de uma editora parceira da organização. O porta-voz do concurso adiantou ainda que os vencedores terão também a oportunidade de participar de oficinas literárias com a mentoria de escritores já conceituados do mercado literário nacional e beber de suas experiências e conhecimentos.
“Temos parcerias com alguns escritores e algumas editoras que estão a apoiar o nosso concurso e vão ajudar-nos com algumas regalias, se posso assim dizer, que serão atribuídas aos vencedores”, disse o porta-voz.
O concurso, de acordo com o porta-voz, reúne textos de contos e prosa autênticos, que ainda não tenham sido publicados em obras literárias e que sejam originalmente escritos por autores que não tenham ainda nenhuma obra literária já publicada.
A fase de inscrição dos candidatos decorreu no passado mês de Outubro, ao passo que a de avaliação e selecção dos textos aptos decorreu na primeira semana do corrente mês. Avançou que durante a fase de inscrição e avaliação das obras concorrentes, receberam mais de 35 candidaturas, sendo que haviam apenas 15 vagas disponíveis para a fase final.
O porta-voz sublinhou que foram aceites apenas textos inéditos e sem recurso a Inteligência Artificial, sendo que os textos foram assinados com o pseudónimo do autor e cada concorrente teve única e exclusivamente o direito de remeter ao concurso ape nas um texto. Entre as premiações, destaca-se ainda a oportunidade de os autores dos textos vencedores terem os textos publicados numa colec tânea digital (E-book) do Clube de Leitura Umoxi.
Clube de leitura da comunidade da corimba A Associação Clube de Leitura Umoxi é uma entidade de carácter social, sem fins lucrativos, cujo objecto social incide na divulgação de livros, promoção de leitura, aulas de alfabetização e apoio escolar gratuitos, realização de oficinas criativas, bem co mo a exaltação dos nossos valores morais e culturais através do livro e outros afins.
Com a sede social no Bairro Corimba, Rua da Galileia, casa n.º 508, a Associação funciona há mais de três anos como um espaço de promoção de valores culturais e de cidadania, tendo como principal ferramenta de ensino e inclusão o livro e a educação.









