Com objectivode despertar o interesse pelos instrumentos musicais tradicionais, o Palácio de Ferro promove aulas gratuitas de dikanza para jovens e crianças, no dia 28 do mês em curso, entre as 16h e as 18h00, no pátio do referido centro cultural, situado na baixa de Luanda
As aulas que serão abertas ao público vão estar focadas no domínio dos instrumentos musicais tradicionais no seio da juventude e dos adultos, juntando pessoas de várias idades no “Clube Amigos da Dikanza”. Com a duração de cerca de duas horas, são administradas pelo experiente e conceituado músico e instrumentista Jorge Mulumba, que vai instruir os participantes a dominarem o instrumento com craquejo e tecnicidade.
Segundo Amilton Victor, portavoz do Palácio de Ferro, a oficina de Dikanza é uma iniciativa conjunta entre o referido centro cultural e o instrumentista Jorge Mulumba que visa munir os participantes com técnicas e conhecimentos necessários para poderem tocar e dominar o instrumento musical ancestral Dikanza.
Sem uma periodicidade regular, as aulas ocorrem entre duas a três vezes por ano, a depender da agenda e disponibilidade do espaço e do instrutor, assim como do número de pessoas interessadas em aprender.
Apesar de não ser um projecto já com uma estrutura periódica definida, Amilton explica que a oficina da Dikanza, que já vai na sua segunda edição, tem se destacado como uma iniciativa impactante que busca impulsionar o interesse pelos ritmos e instrumentos da música ancestral angolana.
Embora focadas nos jovens e adolescentes, as aulas são abertas também a pessoas de outras faixas etárias que demonstrem interesse pelo aprendizado. “O nosso objectivo é despertar os jovens e adolescentes a ganharem interesse pelos instrumentos musicais da nossa ancestralidade, mas se houver também adultos interessados, podem normalmente participar das aulas”, precisou o porta-voz.
Além de aprender a ter o domínio da dikanza, os participantes vão aprender também um pouco sobre a história do referido instrumento musical, bem como a sua importância no panorama artístico-cultural nacional.









