O espectáculo teve por objectivo a apresentação de uma revisitação artística e institucional dos 45 anos de percurso da Endiama, transformando a história da empresa numa narrativa cénica marcada pelo rigor histórico e pela sensibilidade artística
A empresa Endiama, em parceria com o Grupo de Teatro Henrique Artes, apresentou, em estreia, uma peça teatral que retrata os 45 anos da instituição, desde a sua fundação como Diamang, com a chegada dos portugueses à exploração de diamantes, até aos dias actuais, já como Endiama.
A apresentação teve lugar no dia 30 de Janeiro, na Casa das Artes, em Luanda. Com mais de uma hora de duração, o espectáculo destaca momentos marcantes da história da exploração diamantífera, evidenciando uma escravatura sem precedentes e a exploração desumana dos diamantes, que afectou gravemente o povo das Lundas e de outras regiões do País.
O trabalho forçado, imposto a homens, mulheres e crianças, é um dos pontos centrais da narrativa. De acordo com o que foi ilustrado em cena, os trabalhadores eram submetidos a jornadas extenuantes, sempre em benefício dos colonizadores portugueses e de outras grandes potências mundiais, que enriqueceram os seus países com os diamantes extraídos de Angola.
Leia mais em









