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Gestores escolares na Huíla sublinham importância do concurso inter-turmas de poesia no processo de inovação pedagógica

Os programas curriculares do ensino geral no país prevêem a inovação pedagógica, que deve ser realizada pelos professores, sobretudo do 1.º e 2.º ciclos do ensino secundário, com vista às articulações dos fundamentos teóricos e práticos estudados nas diferentes disciplinas, tornando-se um elemento indispensável para que o académico tenha oportunidade de vivenciar a prática no quotidiano

Jornal Opais por Jornal Opais
24 de Dezembro, 2024
Em Cultura, Em Cartaz
Tempo de Leitura: 3 mins de leitura
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Na província da Huíla, particularmente nos municípios da Humpata e Gambos, este processo tem vindo a ganhar corpo com a execução do projecto de concursos literários inter-turmas que está a ser desenvolvido pela Associação de Autores da Huíla (ASA-HUÍLA), em parceria com as diversas escolas secundárias.

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De acordo com os gestores escolares destes dois municípios, esta parceria entre as instituições de ensino que dirigem e a Associação de Autores da Huíla tem sido a alavanca para a realização do processo de inovação pedagógica no seio dos docentes do 1° e 2° ciclos do ensino secundário.

No entender dos directores que falaram à nossa reportagem, tal feito está a ser impulsionado com o uso de textos produzidos pelos próprios estudantes e publicados no formato PDF e EBOOK, em algumas provas das classes inferiores, com maior destaque para o ensino primário.

Miguel Praia, director do Liceu n.º 918 do município dos Gambos, cujos alunos têm uma coletânea de textos poéticos publicados no formato PDF no site da Academia de Autores na Huíla, disse que os professores do ensino primário têm usado alguns poemas desta colectânea no âmbito da inovação pedagógica, o que tem facilitado no aproveitamento dos alunos do ensino primário.

“Naquilo que são os resultados esperados deste concurso inter-turmas de poesia que está a ser executado pela ASA-Huíla nas diversas escolas da província, os frutos já são visíveis, sobretudo no que diz respeito à inovação pedagógica, porque os programas e currículos escolares, orientam que neste capítulo, o professor deve utilizar métodos e meios que estejam mais próximos da realidade dos alunos”, revelou.

Mais interacção entre os alunos de várias escolas

Para além de estar a contribuir para o processo de inovação pedagógica nas escolas da Província da Huíla, este concurso, tem vindo a intensificar a socialização entre os alunos de diferentes turmas e escolas, o que contribui para a materialização do cooperativismo.

Avelino Modesto, director do Colégio n.º 698, revelou que, com a realização do concurso inter-turmas de poesia na escola que dirige, e que culminou igualmente com a publicação de uma colectânea, intitulada “A Voz da Criança”, o nível de interacção entre os alunos das diversas turmas que compõem o colégio cresceu de forma considerável.

“Apos a publicação desta colectânea, notamos o entusiasmo dos alunos. Com essa iniciativa, notamos que os alunos começaram a gostar de ler e escrever! Estes concursos servem também de um mecanismo de socialização de alunos, concretamente no nosso colégio.

Muitas das vezes, os alunos não se conhecem, encontram-se apenas na hora da parada no pátio, e isso mudou completamente depois desta actividade. Este concurso está ainda a ser usado também como mecanismo de resolução de um problema que várias direcções de escolas enfrentam, que é o Bowling, que preocupa não só as escolas, como também as famílias.

Com a realização deste concurso, os alunos estão mais interagidos e interactivos”, revelou. Por seu lado, o diretor do Magistério Secundário n.º 1251 “Ndjambelwa Kateine’’, Edilson Baptista, também do município da Humpata, disse que o concurso organizado no âmbito das olimpíadas do saber da sua escola, que tem a vocação para a formação de professores, está a contribuir para que os futuros docentes que sairão da instituição de ensino que dirige absorvam as ferramentas disponíveis para a realização do processo de inovação pedagógica.

“O nosso objectivo é fazer com que os professores formados tenham uma capacidade inovadora, por isso é que, no âmbito deste projecto, a direcção do Magistério tem vindo a trabalhar com os professores e alunos do curso de formação de professores, para que, em função da dinâmica do mundo, possam formar quadros que se adequem à nova realidade e cumprir com os objectivos do processo de ensino e aprendizagem”, afirmou.

Já Osvaldo Bernardo Sahopa, coordenador do Projecto de Concurso Inter-turmas de Poesia, disse que, para o próximo ano, a ideia é abranger mais escolas da província da Huíla, para contribuir na melhoria da qualidade do ensino no país.

Segundo disse, o projecto é de âmbito nacional, sendo que, nesta altura, para além da província da Huíla, o mesmo está a ser desenvolvido na província do Huambo.

 

Por: João Katombela, na Huíla

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