A empresa China Railway 20 Group Internacional Angola, Limitada, que actua no território nacional desde 2004, no ramo da construção civil, realizou, na última semana, na sua sede, em Luanda, o Festival do Meio Outono, também conhecido como Festival da Lua, onde estiveram reunidos dezenas de colaboradores angolanos e chineses.
Promovido com o tema “China e Angola, unidos para celebrar o Festival do Meio Outono”, o encontro, similar ao Dia da Colheita em Angola, serviu, mais uma vez, para reforçar os laços culturais entre Angola e a China, num ambiente considerado bastante agradável e acolhedor.
Zhang Hongyan, do Departamento de Desenvolvimento de Mercado da CR-20, que procedeu à apresentação da actividade, através de imagens ilustrativas e explicações em português, contou aos colegas angolanos as lendas e tradições do Festival do Meio Outono, desde a história de Chang’e e o poema “Sobre o mar nasce a lua” até ao significado dos bolos da lua e ao costume de reunir-se com a família.
A responsável, trouxe da China moldes em formato de coelho de jade e de bolos da lua, que se utilizou para a confecção do bolo lunar, maior símbolo da celebração e da união entre os povos.
Quando começou a tão esperada oficina de confecção de bolos lunares, de acordo com a nota enviada à nossa redacção, o ambiente ganhou vida. O chef chinês Zhu Haibo, transformado em “mentor cultural”, guiava cada passo com paciência.
”É preciso sovar a massa até ficar lisa e sem grudar nas mãos; o recheio e a massa devem ter proporção de 3 para 7. Ao envolver o recheio, vá devagar, para não rasgar. E pressione o molde com força uniforme, para que o desenho fique nítido”, explicou.
Isabela, funcionária da empresa há 17 anos, fez o seu primeiro bolo da lua com grande cuidado. Quando finalmente retirou do molde um belo exemplar com o caracteres (união familiar), ergueu-o com um sorriso radiante, manifestando satisfação pelo resultado obtido.
”Nunca imaginei que fazer um bolo da lua exigisse tanta arte”, referiu.
Enquanto o forno espalhava um perfume irresistível, a pausa na espera transformou-se em um momento de rica troca cultural. Luzia, funcionária local, aprendeu a dizer “Feliz Festival do Meio Outono” em chinês, e contou aos colegas daquele país asiático como Angola celebra as colheitas.
O Festival da Lua é uma celebração popular na Ásia para celebrar a abundância e a união, acontece no 15º dia do 8º mês lunar do calendário chinês (normalmente em meados de setembro no calendário gregoriano), que coincide com o equinócio de outono do calendário solar. Esse é o momento ideal, quando a lua está cheia e em seu maior esplendor, para comemorar a colheita do verão.
É observado na China, Singapura, Taiwan, Malásia, Filipinas, Vietname e Indonésia.
O escritor angolano António de Brito Soares vai lançar a sua mais recente obra literária intitulada “Ngazediua, Minha Sorte”, na...
Ler maisDetails