Um dos momentos mais altos da celebração do Dia da Cultura Nacional foi o descerramento da placa do edifício histórico e monumental da Administração Municipal do Cazengo, que foi ontem oficialmente declarado como Património Cultural Nacional, pelo ministro da Cultura, Filipe Zau, durante o acto central das festividades do Dia da Cultura Nacional
Com o acto, a província do Cuanza-Norte acaba de ganhar mais um monumento histórico que ascende a património nacional. Trata-se de um edifício erguido entre os anos 1940 e 1950, que serviu de sede administrativa da antiga Vila de Salazar, na era colonial.
A imponente infra-estrutura foi o primeiro Palácio Administrativo erguido naquela cidade e que serviu igualmente para acolher importantes figuras do rei de Portugal, antes da independência.
Com a sua elevação, Cuanza-Norte, especialmente a cidade de Ndala tando, destaca-se mais uma vez como um celeiro cultural que acomoda algumas importantes infra-estruturas históricas cujos valores culturais transcendem a barreira do tempo, como considerou o director adjunto do Instituto Nacional Patrimonial, Emanuel Caboco.









