Uma delegação angolana, chefiada pelo Ministro da Cultura, Filipe Zau, participa de 29 de Setembro a 1 de Outubro na Conferência Mundial sobre Políticas Culturais – Mondiacult 2025, em Barcelona, Espanha, considerada o maior fórum global dedicado à definição da agenda cultural mundial.
Promovido pela UNESCO, o encontro reuniu representantes de governos, sociedade civil, artistas e académicos para discutir prioridades culturais dos próximos anos. Angola esteve também representada pela embaixadora no Reino de Espanha, Balbina da Silva, e pela embaixadora junto da UNESCO, Maria Cândida Teixeira.
Entre os temas em destaque figuram os direitos culturais, a transformação digital, a economia da cultura, a relação entre cultura e educação, a acção climática e a salvaguarda do património em contextos de crise. O fórum aborda ainda áreas emergentes como cultura para a paz e cultura e inteligência artificial.
Sobre cultura e educação, pretendeu-se construir sinergias entre cultura e educação. É fundamental para um futuro inclusivo, baseado na diversidade cultural e nos direitos humanos.
A cultura necessita de fazer parte sistematicamente da educação formal, informal e não formal, reconhecendo o papel que todos os segmentos da sociedade desempenham na transmissão do conhecimento.
Com esta participação, o país reforça o seu compromisso em alinhar-se ao debate global, defendendo a valorização da identidade nacional e o reconhecimento da cultura como motor de desenvolvimento sustentável.
O evento, além de ser um espaço de diálogo, o Mondiacult consolida-se como a principal plataforma de incidência e defesa da cultura. A UNESCO garante uma participação ampla e diversificada, reunindo políticos, representantes da sociedade civil, artistas, agentes culturais e estudantes de todo o mundo.