O desempenho das selecções africanas na fase de grupos do Campeonato do Mundo, que se disputa no Canadá, México e Estados Unidos, está a colher elogios de especialistas angolanos, que antevêem a presença de um país do continente nas meias-finais da prova
A convicção numa prestação sem precedentes assenta na evolução táctica e competitiva demonstrada pelas formações africanas, um cresci mento que tem encurtado a distância em relação às potências tradicionais do “Velho Continente” e sul-americanas.
Em declarações a este jornal, o treinador Hélder Teixeira manifestou o seu orgulho pelo percurso actual, sublinhando que os indicadores competitivos deixam antever, a curto ou médio prazo, a disputa do troféu planetário por uma nação africana.
Para o antigo timoneiro do Recreativo do Libolo do Cuanza-Sul, o potencial do continente reflecte se no facto de os principais clubes das Ligas francesa, inglesa e espanhola serem estruturados com base no talento de atletas de matriz e origem africana.
O técnico assumiu um prognóstico ambicioso para a presente edição do torneio, reiterando a sua crença na possibilidade de uma formação do continente atingir as meias-finais, desde que a arbitragem actue com total isenção e rigor.
Hélder Teixeira realçou que as se lecções africanas jogam hoje de “igual para igual” contra qualquer adversário, justificando o optimismo face à qualidade técnico-tática evidenciada nos relvados da com petição.
“Eu acredito que neste mundial poderemos chegar às meias-finais e, nas próximas edições, atingir a final. Temos condições para tal, mas, se os árbitros deixarem”, afirmou.
Por: Kiameso Pedro








