O sistema educativo angolano está em constante crescimento. Nota-se, claramente, o esforço que o executivo tem feito em diversos sectores da educação. Entretanto, existe uma grande preocupação no âmbito do processo avaliativo que, ao nosso ver, merece atenção especial.
Que preocupação é essa? Trata-se da importância que se dá à nota da prova, em vez do percurso do aluno em si. Ora, não queremos passar a ideia de que a nota da prova seja menos importante, não é isso. Mas, a verdade seja dita, um sistema que privilegia mais a nota da prova, pouco se importa com o percurso ou a trajectória do aluno. É importante salientar que a nota da prova, nem sempre prova alguma coisa.
A prova é um momento. Pode, eventualmente, acontecer muitas coisas neste momento. Por exemplo, os alunos podem acusar nervosismo e, por causa disso, a nota talvez seja negativa; outros , infelizmen te, por causa da fome, podem raciocinar pouco e, como resultado, a nota não seja nada agradável e simpática de se ver; alguns, no acto da prova, talvez a saúde física e mental não sejam das melhores; por outro lado, alguns talvez estejam a enfrentar problemas familiares. Tudo isso, sem dúvida, pode influenciar no resultado.
Nes- tas circunstâncias, um sistema que se preocupa simplesmente com a nota do aluno é, indubitavelmente, um sistema fracassado e distante da realidade pedagógicas modernas. No entanto, esperar um dia específico para dar uma nota ao aluno não é o mais eficaz e nunca será, pois a prova é um momento e, como vimos, tudo acontece nestas circunstâncias.
E, agora, se mudarmos o paradigma?Nós acreditamos que teremos êxitos. Se os professores levarem em consideração o percurso ou a trajectória dos alunos, acreditamos que teremos uma outra perspectiva educativa em Angola.Os alunos devem ser avaliados pelo que fizeram durante a caminhada, não durante um momento específico e especial. Se dependesse de certos professores modernos, muitos alunos até não fariam certas provas, pois durante o percurso deram motivos suficientes e convincentes de que entenderam a matéria.
Portanto, a nota obtida por intermédio de uma prova é importante, não duvidamos disso. Mas, ao nosso ver, nem sempre o resultado prova alguma coisa. A prova é um momento, tudo pode acontecer. Não é justo ter de reprovar um aluno que teve 2 numa prova, por exemplo, uma vez que o menino deu provas suficientes durante o trimestre que entendeu o que lhe foi ensinado. Se calhar, é o mesmo menino que, inúmeras vezes, foi usado pelo professor para auxiliar os alunos com baixo aproveitamento.
Mesmo com este percurso brilhante, se o aluno não transitar por causa da nota obtida na prova, podemos dizer que se trata até de um grande pecado pedagógico, aliás, um crime semelhante ao assassino! Logo, o percurso do aluno é mais importante do que a nota da prova.
POR: LUTINA SANTOS








