Caro coordenador do jornal OPAÍS, saudações e votos de óptima Sexta-feira! Hoje, passear pela cidade de Luanda e arredores, à noite, tem sido cada vez mais perigoso, porque ela está parcialmente iluminada. Não sei ao certo as razões que levam a cidade, nossa capital, de Angola a estar neste estado faz tempo, pois não se anda uma avenida completamente acesa.
Deste modo, a escuridão que convive todos os dias com os cidadãos leva a recolher-se mais cedo, porque os donos do alheio amam a escuridão, todos os dias. Basta ver que nos pontos em que há iluminação pública também estão lá os agentes da ordem pública.
Assim sendo, penso que as autoridades devem manter-se firmes quanto ao trabalho de melhorias na cidade. Não é possível ter uma cidade sem alma e que, quanto mais parcialmente acesa, chega a ser um terror, porque os bandidos não perdoam. A reparação dos postes de iluminação pública, creio, deve ser da responsabilidade do Governo Provincial de Luanda, uma tarefa que carece de atenção.
Os municípes, em alguns locais da própria cidade, já não sabem o que fazer, visto que tem sido demais a escuridão. Até mesmo na Mutamba e arredores, cartão postal da cidade, pois é lá onde está o Palácio do Governo.
Quando isto acontece, implica que alguma coisa não vai bem na gestão da cidade e arredores, para não falar mais da periferia da província, em que os PT’s privados fazem o papel da ENDE faz tempo nas barbas de quem sabe. Enfim!
POR: Lucas A. Juba, Vila Alice









