O Carnaval 2026 em Icolo e Bengo apresenta-se como um evento de alta competitividade e organização, envolvendo 14 grupos oriundos dos distintos municípios desta localidade, que vão desfilar na próxima Segunda-feira, 17, na cidade de Catete, especificamente junto ao Largo do Busto do Poeta Maior. Para acomodar o público e os desfiles, está planeado um desvio de trânsito na Estrada Nacional 230 (EN230), encaminhando o fluxo rodoviário pela via de Mazozo
Com a infra-estrutura técnica garantida e uma estratégia de acolhimento baseada na gastronomia e cultura local, o município reafirma a sua importância no panorama carnavalesco nacional. Este evento, que é a maior festa popular dos angolanos, volta este ano a fazer o deleite dos munícipes da província do Icolo e Bengo, na sua II edição.
Pelas ruas e cidade anfitriã que acolherá o evento, é comum ouvir, nesta época do ano carnavalesco, o ecoar e o rufar de vários ins- trumentos musicais típicos do Entrudo, como o batuque, a pwita, a dikanza, o reco-reco e tantos outros, associados aos diferentes es- tilos de dança que, apesar dos preparativos que se impõem, servem de boas-vindas aos foliões que, não resistindo à cadência, acabam por integrar a uns, dando-lhes força e coragem.
Com uma organização focada na logística e na diversidade cultural, o desfile promete atrair foliões de diversas localidades, destacando- se pela competitividade dos grupos e pela oferta gastronómica regional. É o caso dos jovens Daniel Serqueira e Edmaizia Fernandes, ambos estudantes do curso técnico de Enfermagem e outras individualidades, que, não obstante as suas ocupações laborais, decidiram fazer parte da festa, reforçando os seus grupos favoritos.
Leia mais em









