A província da Huíla passou a integrar oficialmente, nesta Terça-feira, o Programa JOBE, com a implementação de medidas de emprego que vão beneficiar directamente 337 cidadãos, organizados de forma individual e em cooperativas, permitindo a geração de 3.370 empregos indirectos.
O lançamento do programa decorreu no município da Matala e foi presidido pelo Secretário de Estado para a Administração Pública, em representação da Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Dra. Teresa Rodrigues Dias.
As acções abrangem os municípios da Matala, Quipungo, Dongo e Capelongo, com foco em áreas como manutenção de vias, saneamento básico, jardinagem, gestão de espaços públicos, inserção de catadores de resíduos, promoção de estágios profissionais e apoio ao empreendedorismo juvenil.
No domínio do auto-emprego, destaque para o programa “Meu Ofício, Minha Vida”, que prevê a entrega de kits profissionais em sectores como electricidade, serralharia, carpintaria, frio e climatização, corte e costura, culinária e pastelaria, maquilhagem, manicure e pedicure, entre outros.
Segundo dados apresentados durante o acto, todos os beneficiários na Huíla estão inscritos no Sistema de Protecção Social Obrigatória, com condições criadas para a efectivação das contribuições ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).
Programa JOBE conta com mais de 33 mil beneficiados
A nível nacional, desde o seu lançamento em 2024, o Programa JOBE-Angola já beneficiou 33.069 cidadãos em 16 províncias, dos quais 74 são pessoas com deficiência, consideradas grupo prioritário nas políticas activas de emprego.
O Governo considera que a Huíla, pela sua vocação económica nos domínios da agricultura, pastorícia, minerais e serviços, reúne condições estratégicas para a expansão de iniciativas de promoção do emprego digno e da inclusão socioeconómica da juventude.









