Os habitantes do novo município do Hoque, na Huíla, celebram o 1.º aniversário da elevação desta circunscrição do território nacional a município, com a realização de vários eventos culturais e sociais. No entanto, de acordo com os moradores, as preocupações continuam a ser as mesmas de quando ainda eram comunas.
Entre as várias dificuldades que afligem os moradores, o destaque recai sobre a falta de equipamentos e serviços sociais básicos, como água potável, energia eléctrica, vias de acesso, escolas e hospitais, além de edifícios para o funcionamento de alguns serviços administrativos.
No município do Hoque, os habitantes apelam à construção de mais equipamentos sociais para atender aos anseios da população, principalmente no que diz respeito às vias de acesso à maior unidade sanitária, cuja ligação é interrompida por um rio, que a ponte se encontra desabada há vários anos.
Paulino dos Santos, um dos moradores que falou à nossa reportagem, disse que o município em que vive caminha a passos seguros rumo ao desenvolvimento, porém ainda existem vários obstáculos a superar. “Este é o primeiro aniversário. O município do Hoque está na fase de desenvolvimento, uma quadra desportiva está a ser construída, o que já é um bom sinal. Mas prometeram-nos água e ainda não temos.
Leia mais em









