O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, através do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) lançou, hoje, na Mediateca António Didalewa, na província do Cunene, o Programa JOBE-Angola – Jovens e Oportunidades de Bons Empregos, uma iniciativa financiada pelo Fundo Nacional para o Emprego (FUNEA).
O acto, que foi presidido pelo secretário de Estado para a Administração Pública, Domingo Filipe, visa reforçar a empregabilidade juvenil, promover o auto-emprego e impulsionar o desenvolvimento socioeconómico local.
Na província do Cunene o programa prevê a criação de 299 postos de trabalho directos e 2.691 postos de trabalho indirectos, abrangendo 21 cooperativas, 14 pessoas com deficiência e 87 beneficiários de kits profissionais, no âmbito do projecto “Meu Ofício, Minha Vida”.
As acções do programa abrangem os municípios de Cuanhama, Ombadja, Namacunde, Cuvelai e Cahama, reforçando, segundo o Executivo, a aposta no desenvolvimento territorial equilibrado e inclusivo.
Na ocasião, o responsável sublinhou que todos os beneficiários do JOBE-Angola estão inscritos no Sistema de Protecção Social Obrigatória, estando asseguradas as condições para a efectivação das contribuições ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).









