Para melhorar a mobilidade rodoviária e permitir a integração territorial e a dinamização da economia local, a província de Cabinda prevê, no âmbito do Programa de Recuperação de Estradas, reabilitar, no decurso do presente ano, um total de 295 quilómetros de estradas para facilitar a circulação de pessoas e bens entre o norte e o sul
Para tal, encontram-se em curso as obras de reabilitação dos troços rodoviários Mbaca-Yabi, correspondente ao lote-1, Cabinda-Lândana-Conde-Mongo Conde-Miconje (lote-2) e o último lote que compreende Maloango-Zau-Sanda Massala-Quissoque (Estrada do Alto Sundi), numa extensão total de 295 quilómetros.
No troço Mbaca-Yabi, cerca de 27 quilómetros e 800, primeiro a entrar em acção, as obras de reabilitação estão praticamente concluídas, estando a execução física acima dos 96 por cento. De acordo com Paulo Elias, da direcção técnica da Mota-Engil Angola, empresa à qual a obra foi adjudicada, até final do passado mês de Novembro já estava concluída a pavimentação do asfalto de 14 quilómetros e 800 metros e a rotunda principal da empreitada.
“Temos ainda alguns trabalhos pendentes, nomeadamente a sinalização horizontal e a vertical. É uma obra que está a cerca de 96% de execução física”, afirmou. Atendendo ao ritmo das obras, na opinião do engenheiro Paulo Elias, tudo indica que a empreitada poderá ser inaugurada em Fevereiro próximo.
POR: Alberto Coelho, em Cabinda
Leia mais em









