O administrador executivo da Agência Nacional de Petróleo e Biocombustíveis, Artur Custódio, reiterou, esta Terça-feira, no Porto Amboim, província do Cuanza-Sul, o compromisso da instituição com a materialização da transição energética do país.
O responsável, que falava no Workshop sobre “Biocombustíveis”, disse que a integração energética (transição energética) vai permitir a execução de projectos sustentáveis, essencialmente nas comunidades rurais.
O responsável assegurou o compromisso do Governo angolano com a integração energética, a diversificação da economia e o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.
O responsável afirmou que a província do Cuanza-Sul possui capacidades naturais para implementar projectos integrados, que articulam os sectores de energia, agricultura e ambiente. Indicou que os biocombustíveis constituem uma oportunidade estratégica para a valorização da produção agrícola, mais emprego e geração de energia limpa, enquanto a florestação contribui para a conservação e preservação dos solos, rios e terras produtivas.
Por seu turno, o director do gabinete de Desenvolvimento Económico Integrado no Cuanza-Sul, Honorato Kondjassili, afirmou que os biocombustíveis poderão desempenhar um papel estratégico na economia nacional e assegurar a sustentabilidade ambiental, por via da biodiversidade da reflorestação nas zonas húmidas e da segurança alimentar. Destacou a necessidade do uso racional dos recursos, da redução do impacto ambiental e das diferentes fontes de energia (solar, eólica, hidroeléctrica).
Os participantes abordaram temas como “O enquadramento estratégico sobre os biocombustíveis em Angola”, “Actividades de produção de biocombustíveis” e “As oportunidades da cadeia de valor de biocombustíveis e reflorestamentos”.









