O secretário de Estado para as Finanças, Ottoniel dos Santos, anunciou, esta terça-feira, em Luanda, que o endividamento garantido com o petróleo reduziu nos últimos anos para 7,7 mil milhões de dólares norte-americanos, o que demonstra uma visão diferente com relação a 2020, que estava situada em 16,3 mil milhões de dólares.
De acordo com o secretário de Estado, que falava na sessão de apresentação da Estratégia de endividamento 2026-2028 e no Plano Anual de Endividamento 2026, este resultado foi alcançado fruto do rigor técnico e disciplina orçamental, além da confiança e do apoio das instituições financeiras, assim como os parceiros de desenvolvimento.
Durante a sua intervenção, Ottoniel dos Santos destacou também a exposição ao risco cambial no mercado doméstico, limitada em cerca de 26,7% do stock.
Apontou como o desafio do ano de 2026 a redução do nível elevado do serviço da dívida previsto, estimado em cerca de 15,1 bilhões de kwanzas.
O Tribunal Supremo vai promover, amanhã, um seminário dedicado ao tema “O Judiciário no Estado de Direito: Diálogo entre Brasil...
Ler maisDetails








