O preço do barril do petróleo brent atingiu, ontem, 20 de Janeiro, os 64,16%, quase 4% acima do previsto, no Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2026, preparado com base em 61 dólares e uma produção petrolífera de 1,05 milhão de barris por dia. Especialista aconselha para contenção do diferencial
Analistas da Trading Economics prevêem que, até ao fecho desta semana, o preço do brent, de referência para Angola, poderá chegar perto de 70 dólares o barril. O mesmo optimismo que apresenta a análise do Banco de Fomento Angola (BFA). O BFA antecipa que o desempenho orçamental, este ano, seja mais favorável do que o previsto.
Na nota informativa “OGE 2026: um cenário fiscal mais favorável”, os analistas do BFA justificam a previsão com um preço médio do petróleo superior ao assumido pelo Governo e uma “execução mais contida da despesa”. O BFA, na sua análise, assume como referência 65,6 dólares.
Segundo o Gabinete de Estudos Económicos do banco, este enquadramento deverá traduzir- se num “cenário fiscal mais favorável”, com pressão ligeiramente menor em necessidades de financiamento e maior margem para a consolidação da dívida pública.
Leia mais em









