Angola marcou presença, Sábado, 17, em Conakry, na cerimónia de investidura de Mamady Doumbouya como Presidente da Re- pública da Guiné, realizada no Estádio Lansané Conté de Nongo. O Presidente João Lourenço não esteve presente pessoalmente, tendo sido representado pelo embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola na Guiné, Eustáquio Januário Quibato
A investidura de Mamady Doumbouya ocorre na sequência da sua vitória nas eleições presidenciais de 28 de Dezembro de 2025, em que obteve 86,72% dos votos, segundo os resultados oficiais publicados após o escrutínio, num pleito que marcou a primeira eleição presidencial no país desde o golpe de Estado de 2021.
O evento contou com uma expressiva representação diplomática e de chefes de Estado e Governo – além do corpo diplomático credenciado, estiveram presentes líderes africanos de países como o Ruanda, Senegal, Gabão, Gâmbia, Mali, Mauritânia, Libéria e Serra Leoa.
Estiveram também presentes no evento representações de alto nível de várias nações, incluindo vice-presidentes da China, Nigéria, Gana e Guiné Equatorial, assim como os presidentes da Comissão da União Africana e da CEDEAO. No decorrer da cerimónia, perante a Corte do Tribunal Supremo guineense, Mamady Doumbouya prestou juramento como Chefe de Estado Eleito sob o Artigo 59º da Lei Constitucional da Guiné, e recebeu as insígnias que o legitimam como Presidente e Comandante-Chefe das Forças Armadas.
Leia mais em









