O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, partiu nesta Quarta-feira, 14, para Paris, França, onde vai intervir como orador na Conferência do IDC (Centristas Democratas Internacionais) África. O evento terá lugar nos dias 16 e 17 de Janeiro, nas instalações do Senado francês
De acordo com uma nota a que OPAÍS teve acesso, Adalberto Costa Júnior foi convidado a abordar o tema “O Funcionamento das Instituições Africanas versus o Desrespeito à Carta Africana e às Constituições dos respectivos países”. De acordo com a mesma nota, o líder da maior força da oposição angolana levará ao debate uma reflexão firme sobre a erosão da soberania popular em vários países do continente.
A sua análise focar-se-á nos fenómenos da captura das instituições do Estado e do enfraquecimento do constitucionalismo democrático, aponta- dos como causas principais para o retrocesso nos padrões democráticos.A conferência do IDC África acontece num momento particularmente sensível, marcado por tensões políticas e preocupações com a consolidação democrática em várias partes do mundo. O fórum vai reunir dirigentes políticos, académicos e decisores de diversos países para um diálogo urgente sobre os caminhos da governação e do respeito pelas normas continentais.
O IDC Internacional, organização da qual Adalberto Costa Júnior é vice-presidente, agrega mais de 110 partidos políticos oriundos de mais de 100 nações. A participação do presidente da UNITA neste painel é sublinhada pelo partido como um reforço do reconhecimento internacional do seu compromisso com os valores da democracia, do Estado de Direito e da alternância política pacífica em África.









