O ministro das Relações Exteriores, Téte António, manteve, durante este fim-de-semana, conversas telefónicas separadas com o primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros do Estado do Qatar, Cheikh Mohammed bin Abdulrahman Al-Thani, e com o enviado especial dos Estados Unidos da América para África e Médio Oriente, Massad Boulos, no quadro dos esforços diplomáticos para a pacificação da República Democrática do Congo (RDC).
Segundo uma nota do Ministério das Relações Exteriores, os contactos permitiram uma análise aprofundada da situação política e de segurança na RDC, com particular enfoque na crise persistente no Leste daquele país da África Central.
Durante a conversa com o chefe da diplomacia do Qatar, Téte António abordou igualmente o reforço das relações bilaterais entre Angola e aquele país do Médio Oriente, além de trocar impressões sobre a situação de paz e segurança na região dos Grandes Lagos.
Na ocasião, reiterou a necessidade do diálogo como via essencial para a resolução do conflito no Leste da RDC.
As partes manifestaram convergência de posições quanto à importância do apoio de Angola ao Processo de Doha, enquanto mecanismo complementar aos esforços regionais e internacionais em curso para a pacificação da região.
Já no contacto com o enviado especial dos Estados Unidos da América para África e Médio Oriente, o ministro Téte António e Massad Boulos expressaram preocupação com a situação prevalecente no terreno, tendo sublinhado a importância da busca de uma solução pacífica por via do diálogo e enfatizado a necessidade da plena implementação dos Acordos de Washington.
Recorde-se que o Presidente da República de Angola e em exercício da União Africana, João Manuel Gonçalves Lourenço, recebeu, em menos de um mês, o seu homólogo da RDC, Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, nos dias 28 de Dezembro de 2025 e 08 de Janeiro de 2026, em Luanda, no âmbito do processo de paz em curso naquele país.









