O Hospital Central do Lubango, província da Huíla, maior unidade sanitária do centro/sul do país, realizou com sucesso, na semana finda, a primeira cirurgia de alta complexidade de estabilização da coluna vertebral, o que consolida a capacidade técnico-cirúrgica daquela infra-estrutura de saúde.
A directora-geral do hospital, Lina Antunes, disse que o feito resulta de um investimento contínuo do Executivo na formação de especialistas locais e na melhoria das condições do bloco operatório. Além destes factores, a directora apontou, igualmente, a parceria com o Hospital Universitário de Coimbra, que tem enviado seu especialista sénior, o português José Alves, que tem dado formações e acompanhamento técnico na aludida unidade hospitalar.
De acordo com a responsável, a intervenção consitiu na fixação de vértebras da coluna dorsal com a colocação de hastes e parafusos, técnica que remetia os utentes para Luanda ou fora do país.
“Apenas tivemos que adquirir o material utilizado, como hastes e os parafusos. Todo o procedimento foi assegurado pela equipa do nosso bloco operatório, fruto da capacitação realizada ao longo dos últimos três anos “, referiu.
Avançou que a técnica aplicada promove a fusão das vértebras afectadas, garantindo maior estabilidade e reduzindo o risco de danos medulares, facilitando ao paciente iniciar a fisioterapia de reabilitação com segurança.









