O director-geral adjunto do Serviço Nacional da Contratação Pública (SNCP), Aldmiro Matoso, disse nesta quarta-feira, 3, em Luanda, que as micro, pequenas e médias empresas representam cerca de 90 por cento na contratação pública no país
Falando na cerimónia alusiva ao 15.º aniversário do SNCP, que se assinalou ontem, Aldmiro Matoso disse que o processo de contratação é inclusivo, sendo que as micro, pequenas e médias empresas não ficam de fora nos processos de contratação. Matoso realça que o número de empresas impedidas de contratar com o Estado reduziu em cerca de 30 por cento, comparativamente a 2023.
De acordo com o responsável, em declarações à imprensa, em 2023, houve um alerta com muitas obras do PIIM paralisadas, mas hoje a realidade é outra, 70 porcento cento das empresas retomaram as obras ou devolveram o dinheiro. Todavia, 55 empresas continuam impedidas de contratar com o Estado, num período de três anos. A ministra das Finanças, Vera Dalves, destacou que a má despesa é o pior dos impostos e por isso defendeu a qualidade da despesa pública.
A governante defendeu a necessidade de secontratar melhor e com firmeza. Fazendo um balanço dos 15 anos de existência do Serviço Nacional da Contratação Pública, Vera Dalves considerou que muito foi feito, mas, é preciso fazer mais.









