A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, realizou neste domingo, 30 de Novembro, uma jornada de trabalho no município do Ícolo e Bengo para avaliar o andamento das principais obras de expansão da rede sanitária local
A visita contou com o governador provincial, Auzílio Jacob, o secretário de Estado para a Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio, directores nacionais e o administrador municipal. A delegação deslocou-se à localidade do Mayombe, onde constatou que o Hospital Materno Infantil Municipal apresenta um nível de execução física de 70%, aguardando ainda o apetrechamento e a conclusão de alguns trabalhos de construção civil. A infra-estrutura é considerada estratégica para o reforço dos serviços de saúde primária na região.
No âmbito do novo modelo de divisão administrativa, o hospital passará a integrar oficialmente a rede de serviços do Ícolo e Bengo, contribuindo para ampliar a oferta de cuidados às comunidades locais. Durante a visita, a ministra Sílvia Lutucuta sublinhou os esforços do Executivo para garantir a continuidade das obras, apesar dos constrangimentos financeiros. “Trabalhamos para assegurar que cada angolano tenha acesso a serviços humanizados e de qualidade.
A saúde é uma responsabilidade de todos e estamos a mobilizar os recursos necessários para ultrapassar os constrangimentos financeiros”, sustenta. O governador Auzílio Jacob reforçou o compromisso do Governo Provincial em melhorar os indicadores de saúde materno-infantil.
“A saúde das populações é a nossa prioridade. É fundamental levar os serviços para mais perto das comunidades e investir continuamente para melhorar os indicadores de saúde materno-infantil”, disse. A jornada de campo reafirma a prioridade do Executivo em aproximar os serviços de saúde das populações, fortalecer a rede primária e consolidar a infra-estrutura hospitalar do país.









