Ilustre coordenador do jornal OPAÍS, saudações e votos de uma boa terça-feira. escrevo a partir do município de Cacuaco, em Luanda. Sou viúva e tenho 68 anos de idade. Li ontem num jornal que a nossa polícia deteve no último domingo uma adolescente de 16 anos por supostamente ter abandonado a sua filha de um ano de vida na via pública, em Luanda.
É importante frisar que a pobreza e a falta de recursos podem contribuir na origem destas situações. É fundamental que as autoridades ofereçam suporte não apenas para a mãe, mas também para a criança, garantindo seu bem- estar e protecção. não tenho dúvidas de que a criação de redes de apoio e programas de orientação pode ser fundamental para evitar situações extremas, como o abandono de crianças.
Precisamos promover a empatia e solidariedade em nossa comunidade, para que todas as mães, especialmente as jovens, sintam que têm o suporte necessário para cuidar dos seus filhos. Muitas vezes, jovens mães podem se sentir desamparadas e sem opções viáveis, levando-as a tomar decisões drásticas.
Desta feita, é importante que haja políticas públicas eficazes para combater a pobreza e oferecer oportunidades para que todas as mães possam cuidar dos seus filhos com dignidade. espero que este incidente sensibilize as autoridades e a sociedade em geral para a importância de fornecer suporte adequado às jovens mães.
POR: Fernas Martins Luanda, São Paulo









