A vila da Bibala, no município homónimo, na província do Namibe, acolhe hoje, a partir das 15 horas, no Largo 1º de Maio, o festival de música folclórica, uma iniciativa que celebra a cultura, a música, a dança, a tradição e outras manifestações artísticas da comunidade local
Organizado pelo projecto cultural Ovipala, em colaboração com a Administração Municipal da Bibala, o festival, que decorre sob o lema “Ovipala-PE ao encontro dos 50 anos da Independência Nacional de Angola”, é uma iniciativa que visa celebrar a cultura e a tradição, congregando diferentes manifestações artísticas e promover a identidade cultural das comunidades do sul de Angola.
O objectivo do evento, de acordo com a organização, é de reforçar o orgulho nacional e valorizar os ritmos tradicionais que caracterizam o folclore angolano. Segundo a organização, não se trata apenas de levar concerto musical para animar a comunidade daquele município, mas de congregar várias disciplinas artísticas que fazem parte do quotidiano daquela comunidade e juntos celebrar a cultura de forma geral, promovendo a valorização pelos hábitos e costumes locais e suas tradições.
O músico Cândido Ananaz, director artístico do projecto Ovipala, disse a este Jornal que além do concerto musical, o propósito é também de colher dados que sirvam de base de uma pesquisa histórica e cultural que visa preservar a tradição oral dos diferentes povos que compõem o mosaico cultural do sul do país.
“Nós somos um projecto de investigação e recolha da tradição oral e trabalhos com todas as disciplinas artísticas, desde música, dança, pintura, artesanato, entre outras. E neste sentido, achamos por bem começarmos com a música por ser uma arte com mais expressão e que facilmente permite a inclusão e a interação com as pessoas”, disse o mentor do projecto.
O festival, conforme do responsável, vai juntar artistas folclóricos já renomados do sul do país como Quim Pátria, Gingongo e Cândido Ananaz, e alguns grupos e artistas locais daquela comunidade com grande potencial musical e de dança e não só, com o intuito de permitir um intercâmbio artístico entre os diferentes actores.
A iniciativa pretende também, por outro lado, criar um espaço de interação cultural entre os povos daquela localidade e propiciar oportunidade aos talentos locais para que possam apresentar às suas artes nas mais variadas áreas ou especialidades.
“Mais do que beber das experiências destas artísticas, nós vamos mesmo investigar um pouco sobre estas culturas e ao mesmo tempo vamos criar oportunidades para que artistas locais possam ganhar mais expressão e visibilidade dentro e fora das suas comunidades”, acrescentou o organizador.
Com uma duração de cerca de duas horas, o evento vai juntar no mesmo espaço artistas, entusiastas, entidades administrativas, autoridades tradicionais e a comunidade em geral para celebrar a cultura, introduzindose no espírito festivo dos 50 anos de independência nacional que o país está a assinalar.
Sobre o Município da Bibala
Bibala é uma vila ou município da província do Namibe, cujos aspetos culturais são marcados pela diversidade étnica, com grupos como os Kuise, Nhaneca e Kovale, que têm estilos de vida variados, desde a criação de gado até à agricultura.
A cultura local também se reflete em manifestações como as pinturas rupestres, a produção artesanal e a forte ligação com a terra, onde a exploração dos recursos naturais é muitas vezes condicionada pela preservação do património cultural.









