Trinta e três professores, também designados como “Geração 2021”, que concluíram as suas formações na Escola de Magistério ADPP-Bengo, no âmbito do programa “Professores do Futuro”, receberam recentemente as suas graduações, consolidando a sua aprovação para atender o mercado em zonas rurais de Angola, permitindo o acesso a educação a jovens e crianças.
O evento, de acordo com a instituição, marcou mais do que o fim de um ciclo académico, afirmando que simbolizou o renascimento da esperança na educação rural, a dedicação de jovens que escolheram servir as suas comunidades e a missão contínua da ADPP (Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo) em fortalecer o sistema educativo do país.
“Estes professores representam o compromisso da ADPP com a educação de qualidade, inclusiva e transformadora, em Angola. São agentes de mudança preparados para inspirar crianças e comunidades inteiras”, destacou a direcção da escola de Magistério durante a cerimónia.
Dados apresentados por aquela organização não-governamental angolana, desde a implementação do programa “Professores do Futuro”, já foram criadas 15 Escolas de Magistério que estão em funcionamento em 14 províncias de Angola, 13.705 professores primários formados desde 1995 — dos quais 4.496 são mulheres.
A instituição acrescenta que, em 2022, 1.029 novos professores foram graduados, com 41% de representação feminina. Já no ano anterior (2021), 3.200 estudantes encontravam-se em formação. No mesmo período, 50.000 crianças em 318 escolas primárias beneficiaram directamente do ensino ministrado por estagiários das Escolas de Magistério ADPP.
O projecto de formação de Professores para Escolas Rurais, é uma contribuição dos parceiros do Bloco 18 (ANPG, Azule Energy, Sonangol, Sinopec e Equinor).
Há mais de três décadas a trabalhar em parceria com o governo e diversas entidades, a ADPP – Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo, tem como objecto de trabalho a promoção do desenvolvimento sustentável nas áreas de educação, saúde, agricultura e ambiente.
O presidente da Associação dos Produtores, Transformadores, Comercializadores e Exportadores de Rochas Ornamentais descomprimir Angola (APEPA), Marcelo Siku, anunciou, recentemente,...
Ler maisDetails