O director-geral do Instituto Nacional da Criança (INAC), Paulo Kalesi, anunciou, hoje, em Luanda, que a instituição registou, no ano de 2024, através da linha de denúncia SOS Criança, dois mil e 715 casos de violência contra menores no desporto, num total de 31 mil e 894 denúncias feitas em todo o país no período em referência.
De acordo com o responsável, que falava na abertura do seminário de capacitação sobre os “Princípios dos Direitos da Criança no Desporto”, os dados apontados pelo INAC representa um assunto de extrema preocupação para a instituição e que o facto precisa de uma intervenção urgente das autoridades competentes.
“Significa que, de cada duas mil crianças, 7125 sofreram algum tipo de violência no desporto”, afirmou.
Já no ano em curso, Paulo Kalesi anunciou que, só de janeiro a agosto foram registados mil e 317 casos de violência contra a criança no seio desportivo.
Para dirimir esta situação, o responsável exortou à implementação de mecanismos internos de denúncia nos clubes e academias, à realização de avaliações rigorosas do histórico de treinadores e à capacitação obrigatória de todos os profissionais que trabalham com menores, com base no manual dos princípios dos direitos da criança no desporto, apresentado no seminário.