O projecto Semba In The World foi oficialmente apresentado no último fim-de-semana, na cidade do Lubango, às autoridades da província da Huíla, num acto de elevado significado cultural e institucional
A cerimónia, realizada no edifício sede do Governo Provincial da Huíla, foi testemunhada pelo governador Nuno Bernardo Mahabi Dala, pelo director provincial da Cultura, Tiago Pinto, entre outras individualidades, simbolizando a entrada oficial da província na Rota Turística do Semba.
A iniciativa, que pelas suas linhas de acção incentiva a valorização, preservação e divulgação do género musical e da dança Semba para as novas e futuras gerações, foi recebida de forma positiva pelos munícipes, fazedores de cultura e agentes turísticos.
Estes manifestaram entusiasmo e total disponibilidade para integrar a província na rota. Este passo representa não apenas a valorização da música e da dança tradicionais, mas também a abertura de novas oportunidades para os artistas locais, para a juventude e para o fortalecimento do turismo cultural.
Com as suas paisagens naturais e a hospitalidade do seu povo, a província da Huíla afirma-se agora como novo palco para a celebração do Semba — uma expressão artística que traduz a essência da cultura angolana.
A integração nesta rota cultural e turística permitirá promover os artistas locais, valorizar a produção artesanal de instrumentos musicais, incentivar a criação de cooperativas culturais e abrir novas vias para o desenvolvimento económico e social da província.
Satisfeito com a dimensão, importância e impacto do projecto, o governador Nuno Mahabi destacou o turismo e a cultura como dois sectores interligados, com grande potencial para promover não apenas a Huíla, mas todo o país.
O governante manifestou ainda apoio total ao projecto, considerando a sua grandiosidade e relevância como um marco da entrada oficial da Huíla nesta rota estratégica.
“É um passo que representa não só a valorização da música e da dança tradicional, mas também novas oportunidades para os nossos artistas, para a juventude e para o crescimento do turismo cultural”, afirmou.
No mesmo sentido, o director provincial da Cultura, Tiago Pinto, defendeu que, ao abraçar o projecto, a província irá dinamizar ainda mais a sua cultura. “Sendo o Semba a nossa bandeira, não poderia estar fora de um projecto tão aclamado.
Devemos valorizá-lo, pois é o estilo que nos identifica entre os outros géneros angolanos. Representá-lo na Diáspora é mostrar que o Semba é a nossa verdadeira identidade”, declarou.
Por sua vez, o coordenador do projecto, Hélio Aragão, afirmou que o “Semba In The World” foi recebido com grande entusiasmo e sentido de pertença pelos huilanos, que se identificaram de imediato com os seus objectivos: valorizar a música, a dança e a cultura angolana, criando ao mesmo tempo oportunidades para os jovens e os artistas locais.